Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


 

Quase todos os dias, é palavra de ordem aqui no ginásio, uns porque tem o metabolismo acelerado, outros porque é lento demais, mas afinal o que é isso do metabolismo?

Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca) é o conjunto detransformações que as substâncias quimicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

O que todos nos pretendemos, é que este ande sempre na "deadline", sempre a queimar, existem estratégias para melhorar o mesmo.

Aumentar o metabolismo é mesmo o desejo de todo o pessoal, mas para isso existem alguns fatores preponderantes...a queima de calorias depende de vários fatores, alguns, bafejados pelo seu código genético, herdaram um metabolismo rápido, os outros têm de arranjar estratégias para o aumento do mesmo.

Normalmente, e não querendo ser machista, eheheh, os homens tendem a queimar mais calorias do que as mulheres, mesmo quando em repouso, logo fator sexo é preponderante.

Outra causa/efeito, é a idade, o metabolismo diminui progressivamente após os 40 anos, não conseguimos de todo controlar 3 coisas que influenciam positiva ou negativamente o nosso metabolismo, idade, sexo, ou genética, no entanto existem outras maneiras para enganar-mos este "menino".

 

E trabalhar no ginásio, está disposto? não é roubar o meu lugar ok? é mesmo treinar.

Estamos constantemente a queimar calorias, mesmo quando não estamos a fazer nada, brutal não é.

Esta taxa metabólica de repouso é muito maior em pessoas com mais massa muscular e menos gordura, mais uma vantagem para ser saudável, eheheh.

Cada quilo de músculo utiliza cerca de 6 calorias por dia apenas para se sustentar, enquanto cada quilo de gordura queima apenas 2 calorias diárias.

Esta pequena diferença pode aumentar com o tempo. Além disso, após um dia de treino, os músculos são ativados em todo o corpo, aumentando a sua taxa média diária metabólica, consequentemente começamos a queimar ainda mais calorias...EUREKA, ah mas tenho de treinar ok?

 

Está disposto a treinar a sério? esta é uma pergunta que tem de fazer a si próprio caso contrário "zerinho", não vai ter resultados com toda a certeza.


Um treino intenso vai proporcionar o que já falei anteriormente, o efeito EPOC, possibilidade de acelerar o seu metabolismo nas horas após um treino.

Exercício de alta intensidade proporciona um maior aumento na taxa metabólica de repouso em relação a exercícios de baixa ou moderada intensidade

Peça ao profissional que está responsável pela prescrição de treinos, um estimulo diferente do que está habitua, peça-lhe para o colocar fora da sua zona de conforto, vai ver os benefícios.

 

Veja só a importância da água, no seu metabolismo.


O corpo precisa de água para processar calorias, pois é, mesmo que ela seja isenta de calorias, é um auxiliar na queima das mesma

Andar desidratado, pode desacelerar o seu metabolismo, ficando este mais lento.

 

Vá agora que já vos desmistifiquei, mais qualquer coisinha, que tal começar a treinar a sério, e pesquisem alimentos que aceleram o metabolismo.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •