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Hábitos saudáveis traduzem-se em mais saúde. Corrigir más escolhas pode fazer muito pelo bem-estar das nossas filhotes, a primeira refeição do dia é sem sombra de duvidas a mais importante.

 

Todos nós sabemos que os alimentos têm características próprias e há que combina-los da melhor forma, a sua confeção é primordial...e a combinação dos mesmo, torna tudo muito mais aprazível.

 

Já referi várias vezes que a nossa educação alimentar deve ser equilibrada, completa e variada.

Coma, nas porções devidas, todos os alimentos da pirâmide dos alimentos...veja e consulte a pirâmide de harvard, é por onde sigo a minha alimentação diária.

 

Vou dar algumas dicas para vocês se orientarem no inicio  do vosso dia, são sugestões valem o que valem ok? fico pelo pequeno almoço, pois considero como já referi a refeição principal.

 

Como começar o dia...

Um bom pequeno-almoço tem de fornecer energia nas primeiras horas do dia e combinar nutrientes essenciais. Para ser completo, equilibrado e variado deve incluir:

  • Produtos integrais e ricos em fibras (pão integral ou cereais não refinados), estes vão fornecer até ao lanche do meio da manhã.
  • 1 peça de fruta de elevado índice glicémico (bananas, uvas, figos, melão, melancia e fruta tropical, entre outros) estas garantem uma entrada rápida de açúcar no sangue. Ideais para os dias com aulas de educação física, com professores exigentes como eu, eheheh.
  • 1 fonte de gordura (1 fatia de queijo por exemplo) dá energia e vitaminas lipossolúveis, estas são necessárias ao bom funcionamento da condução dos impulsos nervosos. uma boa opção são os produtos magros.
  • Leite simples excelente fonte de proteínas e ainda de minerais, como o cálcio.

Por estarem em crescimento e em desenvolvimento, as crianças não devem falhar esta refeição.

O pequeno-almoço dá-lhes a energia necessária para conseguirem aprender na escola. As crianças mal alimentadas de manhã são afetadas nas suas capacidades de concentração, de aprendizagem e de retenção de novas informações.

 

Porquê não variar, vamos acabar com a monotonia, faça refeições engraçadas, que proporcionem a partilha...

  • Use e abuse das variedades de pão para alargar o leque de nutrientes e de vitaminas. Integral, de mistura, de cereais, de sementes, de milho, de nozes, de azeitonas, de alfarroba ou de beterraba, escolha não lhe falta.
  • A fruta é rica em antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e água. Coma pelo menos 2 a 3 peças por dia. Por que não incluir 1 ao pequeno-almoço?
  • De vez em quando, ceda à tentação e coma 1 bolo, mas faça-o em casa, "caseirinho", com opções saudáveis e abdique do vilão açúcar,  

 

Pois é, agora o conselho...

É desde pequeno que se criam bons hábitos à mesa, fundamentais para o resto da vida. Para quem já é crescido, cabe a tarefa de ensinar os mais novos a comer de forma saudável e também a fazer as melhores escolhas alimentares. o nosso corpo agradece., A saúde também, é há mesa e no seio familiar que se conseguem mudar e se conquistar e transformar estilos de vida.

 

Vamos lá ensinar os nossos pimpolhos a comer bem e a iniciar o dia com muita energia...

 

Top secret:

Surpreendam-nos, e porque não darem um quadrado de chocolate negro por dia aos piolhos, eles vão-se deliciar e a saúde deles vai agradecer, lembrem-se cacau acima de 70%, ok?

 

Dicas para aplicar diariamente:

 

5 ou 6 REFEIÇÕES
Varie e reparta os alimentos. Não ignore o pequeno-almoço.

 

3 A 5 porções de FRUTA
Siga a mesma regra para os legumes.

 

25 g de FIBRA
Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais (arroz, farinha e massa).

 

1,5/2 l de h2O ( consoante a sua atividade diária)
Infusões sem açúcar são também uma boa opção.

 

1 colher de chá rasa de SAL
(5 gramas)
É o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

A EVITAR

  • Passar mais de 3 horas sem comer.
  • Comer muito à noite, para não perturbar o sono.
  • Comer fritos , privilegie grelhados e cozidos, assadossão opções saudáveis.
  • Doces e salgados: só em ocasiões especiais.
  • Aperitivos, rebuçados ou bolachas, substitua por fruta desidratada ou legumes, são melhores.
  • Refrigerantes, prefira água.
  • Barras de cereais, pão com chocolate ou donuts.

Em suma faça opções saudáveis e evite ao máximo o açucar e os fritos, já é meio caminho andado para o sucesso.

 

 

 

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