Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


9# Do you know that? Aveia, o amigo do intestino

por @sergiomspaulo, em 09.10.15

 

A aveia (Avena L.), é uma planta pertencente à família Poaceae. Seu género é composto por aproximadamente 450 espécies. Sendo as mais cultivadas a Avena sativa e Avena byzantina. Cereal rico em fibras que pode ser encontrado na forma de farinha, flocos e farelo.

O cereal em si não contém glúten, mas como na maior parte do mundo ele é processado junto ao trigo, é considerado um dos alimentos perigosos para os celíacos. Por isso, é importante sempre verificar a embalagem, pois se ele contiver traços dessa proteína, deverá constar na embalagem "contém glúten".

 

A grande mais valia da aveia são as suas fibras, mas aqui ela ganha pela qualidade, e não pela quantidade, principalmente devido às beta-glucanas.

 

Carregada de coisas boas, tem inúmeros benefícios, principalmente para que está em processo de controlo de peso.

  • 11% de zinco
  • 9% de ferro
  • 8% de proteínas
  • 6% de fósforo
  • 6% de carbohidratos
  • 1,4% de cálcio.

 

Traz saciedade, em conjunto com liquidos, papas de aveia, uma opção.

A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No entanto, o destaque da aveia vai para as suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. depois de ingerida a aveia em conjunto com algo liquido forma um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem está em controlo de peso

 

Mantém o intestino em ordem, as idas á casa de banho são regulares.

Uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular o intestino. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestional, ou seja, dos probióticos.umas das vantagens deste cereal é diminuir a probabilidade de cancro intestinal. 

 

Ajuda a defender o organismo, fortalecendo o sistema imunitário.

A aveia não tem uma ação direta no nosso sistema imunitário, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade. 

 

Previne doenças crónicas, colesterol e índices de glicose alto, preparem-se!

A aveia controla a glicose e o colesterol. Lembram do gel que as beta-glucanas formam ao entrar em contato com a água? A glicose e o colesterol ficam mais tempo "presos" nesse gel, para depois serem absorvidos. No caso dos açúcares, isso diminui o tempo de absorção dos carbohidratos, melhorando os níveis glicémicos. Por isso, o consumo de aveia é recomendado aos diabéticos. A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfico para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%. 

 
 

Traz mais bem-estar, está carregada de proteína.

Por ser uma fonte proteica, a aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso bem estar, Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de uma enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutrientes estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também em boa quantidade no cereal. Sendo assim, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à depressão, deprimidos,embora lá carregar na aveia, eheheh.

 

Faz bem para a pele.

Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

 

Dose diária recomendada.

O seu consumo deve ser de aproximadamente 30 gramas, ou seja, mais ou menos três colheres de sopa de aveia diárias é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, ajuda a controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar dentro dos valores normais.

 

Convencidos, embora lá ás compras pessoal, vamos começar amanhã o nosso dia com uma papa de aveia e cacau, uma ótima forma de começar o dia.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •